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Nesse momento tão delicado em nosso país, convidamos o empreiteiro Emerson, da GALILLEU’S EMPREITEIRA (que nos respondeu por meio de sua assessoria), para um bate papo sobre possibilidades em meio à crise, exigências do público em geral, gestão de equipes e visão de futuro.
Quem é o empreiteiro Emerson? 
Meu nome de “batismo” é Alex Emerson da Silva, mas também sou chamado de Emerson Galilleus (ou Emerson Silva). Atuo em construção civil há mais de 20 anos. Atendendo todo tipo de cliente, desde obras residenciais à comerciais e industriais.
Quais as vantagens do cliente contratar uma empreiteira, ao invés de contratar vários profissionais individualmente para sua obra? Não sai mais caro?
A maior vantagem é ter uma obra melhor coordenada, com uma equipe que atua em várias frentes do mesmo projeto. E ter um gestor do trabalho desses profissionais. Por incrível que pareça, o “barato” de se contratar cada profissional individualmente, pode sair mais caro, por inúmeras razões. Desde atrasos no andamento dos serviços, até prejuízo com materiais e sem citar a má qualidade do serviço por não ter um supervisor técnico em campo.
Vocês estão no mercado há mais de 20 anos. Quais as principais diferenças do cliente atual para o público de antigamente?
A maior diferença que podemos notar, é que o cliente de hoje em dia está mais “antenado” com as informações que consegue buscar facilmente na internet. E esse cliente pesquisa mais, não contrata só porque é conhecido da família, indicação apenas. Está mais aberto para contratar os serviços de pessoas e empresas que divulgam seus serviços e portfólio no mercado.
O que difere na prática, um cliente residencial do cliente comercial e industrial?
O cliente residencial procura um serviço que satisfaça seu bolso, seu gosto pessoal e que seja paciente quanto as suas exigências de horários e mudanças inesperadas do dia-a-dia. Já o cliente comercial (de médio porte para cima) e industrial busca preço sim, mas principalmente competência técnica. São públicos bem distintos e buscamos atender de acordo com as necessidades de cada nicho de mercado.
Você lida com profissionais que atuam num mercado pouco valorizado no Brasil. Já em outras partes do mundo, esses profissionais são mais reconhecidos e valorizados. É difícil fazer a gestão dessa equipe de trabalho aqui em nosso país?
Sim, o Brasil tem um certo preconceito desde a sua formação, com relação a serviços braçais, ou manuais. O que pode ser um grande equívoco de entendimento. Quando você contrata um serviço, deseja que ele seja bem executado. Porém existem pessoas por trás da realização desse serviço. A gestão dessas equipes na obra não nos traz grandes dificuldades por já entendermos do mercado há um bom tempo. Tratar o profissional com respeito, transmitir confiança do que se espera é uma boa forma de interagir com a equipe.
Com a quarentena tivemos muitos estabelecimentos fechados. Como vocês estão driblando essa questão? Estão conseguindo manter as atividades na GALILLEU’S EMPREITEIRA? Onde podemos ver um pouco do portfólio de vocês?
Algumas obras tiveram que ser adiadas, outras adaptadas com as normas de segurança do ministério da saúde (uso de máscaras e luvas ao entrar em contato com áreas comuns de circulação de pessoas). Mas graças a Deus, não tivemos todas paralisadas. Por exemplo, atendemos condomínios recém-entregues (sem moradores). E assim pudemos dar sequência nas reformas nesses apartamentos. Obras comerciais em edifícios com a equipe em home office também, foi possível dar andamento.
O importante é se adaptar a cada momento, com certeza iremos retornar com mais força assim que as coisas normalizarem. E procurarmos atender aos que precisam de uma consultoria (orçamentos) mesmo que a obra seja executada depois.
Nosso portfólio pode ser acessado em:
Instagram: galilleus.empreiteira
Facebook: Galilleus Empreiteira
Você já citou em algumas postagens, que para alguns clientes, executar a obra é como realizar um sonho. Conte-nos um pouco mais sobre isso?
Verdade. Alguns clientes economizam quase a vida toda para poder realizar o sonho de deixar a casa com a sua personalidade! Muitos até fazem pequenas reformas, mas personalizar de verdade exige um planejamento financeiro muitas vezes. E poder ver a satisfação do cliente quando conseguimos deixar o resultado exatamente como ele espera é gratificante.
O brasileiro no geral é um público exigente? Quais as principais solicitações?
Sim, o brasileiro é um público exigente. Hoje em dia com o acesso instantâneo a informações de todos os lados, por exemplo preço e qualidade, o cliente pesquisa bastante antes de fechar com uma empresa. Mas no decorrer da obra, quando as coisas caminham bem, essa exigência é transformada em satisfação. E quando não caminha bem por algum imprevisto, é importante termos jogo de cintura de ambos os lados para o resultado positivo vir mais depressa…
Como você vê o atual cenário político e econômico do país? E quais as perspectivas futuras?
É um tempo de mudanças, de fato ainda não sabemos quais os rumos de nossa economia e política. Torçamos para que possamos fazer boas escolhas, ou manter boas opções. Afinal 2022 está chegando e não podemos recair em erros passados.
1 Que mensagem poderia deixar as pessoas nesse momento delicado em que estamos vivendo?
Busquem alternativas, se adaptem, não fiquem prostrados. É um momento de transformação e principalmente ação. Ser otimista é um bom início. Ser um otimista agindo a favor de si e das pessoas ao nosso redor, poderá fazer grande diferença num momento como esse. Afinal, a união faz a força!

Link da postagem original: https://revistastatto.com.br/lifestyle/entrevista/entrevista-com-emerson-da-galilleus-empreiteira/